A garantia de locação é um requisito indispensável para alugar um imóvel e escolher a melhor opção é essencial para evitar burocracias e transtornos. Ela visa trazer segurança tanto ao proprietário e inquilino, uma vez que garante em forma paliativa, os compromissos assumidos do contrato. Veja abaixo as principais garantias do mercado e as diferenças entre elas:

Fiador
     O fiador é o meio mais conhecido de garantia de locação e consiste em uma pessoa indicada pelo locatário para ser corresponsável na negociação. Para isso, o fiador deve apresentar documentos pessoais, comprovação de renda e assinar o contrato — além de ter um imóvel quitado e sem irregularidades.
     Por exigir uma boa situação financeira, conseguir um fiador disposto a assumir a responsabilidade é um desafio. No entanto, é uma alternativa comum no mercado e disponibilizada pelas imobiliárias para realização do processo de locação de um imóvel.

Seguro fiança
     O seguro fiança é um produto oferecido por instituições financeiras ou seguradoras, contratado pelo locatário e com o proprietário como beneficiário. Dessa forma, caso alguma situação aconteça e o inquilino não realizar os pagamentos, o seguro ressarcirá as despesas.
     A contratação do seguro fiança gera despesas mensais adicionais, além do valor do aluguel, condomínio, IPTU e outras possíveis taxas. Portanto, é preciso se preparar para pagar uma pequena porcentagem a mais no valor previsto e evitar transtornos no seu orçamento.
     Essa apólice tem validade de um ano e, após o vencimento, será necessária sua RENOVAÇÃO pois, caso contrário, a locação ficará sem garantia locatícia. Já o valor a ser pago depende da análise de crédito do locatário e pode variar de 1 até 3x o valor do aluguel. Esse valor investido não é retornado ao locatário. Essa modalidade também oferece serviços 24h como: Serviços hidráulicos, elétricos, desentupimentos, chaveiros, etc.

Depósito caução
     Outra modalidade de garantia muito conhecida é o depósito caução, que consiste no depósito adiantado de um valor combinado com o proprietário. Dessa maneira, caso a inadimplência aconteça, o valor depositado é uma forma de garantia para evitar perdas.
     Geralmente, o valor do caução pode chegar a 3 aluguéis, depositados em conta com a intermediação da imobiliária e descrição em contrato. Assim, ao final do período de locação e caso não existam pendências, é possível ter os valores de volta com as devidas correções.

                                                 

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies